quinta-feira, 11 de outubro de 2012

UFOPA lança módulo de graduação do SIGAA

No início do mês de outubro houve o lançamento do SIGAA, Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica, na UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará). É o início da informatização da vida acadêmica dessa universidade, que não possuia nenhum sistema. Inicialmente o SIGAA está entrando em produção com o módulo de Graduação e o próximo módulo será o de Avaliação Institucional.

A proposta acadêmica da UFOPA está estruturada em um sistema inovador pautado pela flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação em ciclos, constituídos de um sistema integrado de educação continuada. De acordo com o projeto pedagógico institucional, a UFOPA organiza-se em institutos temáticos e um Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), destinados a produzir ensino, pesquisa e extensão com forte apelo amazônico. Organizados em programas, os institutos são responsáveis pela oferta de mais de 30 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.

Devido à sua proposta acadêmica diferenciada, foi preciso realizar várias customizações no módulo de graduação do SIGAA da UFOPA, como por exemplo, várias modificações no processo de matrícula online para atender a formação interdisciplinar e em ciclos. Além disso, foram desenvolvidas novas funcionalidades para atender os processos seletivos internos e os processos de avaliação de formação (AFF), permitindo a abertura dos processos e inscrição dos discentes de forma online.

Inicialmente, o módulo de graduação está entrando focado na consolidação de notas do semestre em andamento. Para isso, foi realizada a migração de dados de planilhas eletrônicas utilizadas anteriormente pela UFOPA para armazenar as informações dos discentes, turmas e notas.

No dia 03 de outubro de 2012, foi realizado um workshop para apresentação do SIGAA à comunidade acadêmica, onde foi feita uma explanação geral desse sistema integrado e também apresentada a ferramenta da Turma Virtual, que permite uma interação didático-pedagógica entre docentes e discentes. Na turma virtual os docentes poderão registrar os programas e os conteúdos das aulas, lançar o diário de classes (frequência e notas), visualizar os discentes matriculados na turma, agendar e realizar chat com os seus alunos, interagir com os alunos via fóruns, publicar notícias, integrar o conteúdo postado com o twitter, entre outras funcionalidades que estão disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário