terça-feira, 13 de agosto de 2013

Ministério Público do Trabalho implanta módulo de Contratos do SIPAC

O Ministério Público do Trabalho – MPT é a mais nova instituição a utilizar o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) com o módulo para gestão dos contratos firmados com a instituição.

Com a entrada do módulo de Contratos em produção, o MPT avança no projeto de implantação dos sistemas SIG. A Coordenação de Licitações e Contratos da Procuradoria Geral do Trabalho – PGT, vê a implantação do sistema como um grande avanço na gestão do seu processo de trabalho. “A implantação de um módulo de contratos no MPT, como o SIPAC, é algo inovador. Já estamos usando a ferramenta, alimentando o sistema com os contratos em vigência da PGT. Esperamos que com essa ferramenta possamos em breve aposentar velhos mecanismos de controle, otimizar os procedimentos e torná-los mais eficientes. Confiamos que, no final do processo, ao obtermos a implantação e integração de todos os módulos administrativos, teremos o monitoramento das ações envolvidas nos procedimentos de compras e aquisições da PGT, contribuindo, dessa forma, para as tomadas de decisões.” – Diz Sabrina Silva Nascimento, Coordenadora Substituta da Coordenação de Licitação e Contratos – CLC.

Utilizando e familiarizando-se com o sistema, os gestores cadastraram os 136 contratos vigentes da instituição até o momento e se preparam para a breve expansão da utilização para as regionais em todo o Brasil. Com estratégia traçada pelo Comitê Gestor do projeto, logo serão realizados os próximos treinamentos do módulo.

IFS divulga autocadastro dos servidores nos Sistemas SIG

Com o objetivo atender as demandas de informatização, integração e melhoria das atividades administrativas do Instituto Federal de Sergipe - IFS, bem como contemplar as ações de modernização do Sistema Integrado de Gestão (SIG/IFS) a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) deu início à implantação do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos. E com base nisso a DTI convida, desde o mês passado, a todos servidores do IFS a fazer o autocadastro disponível nos portais públicos dos sistemas SIPAC (http://sipac.ifs.edu.br) e SIGRH (http://sigrh.ifs.edu.br) e em seguida clicando na opção "Entrar no Sistema".

O primeiro módulo do SIGRH a entrar em produção no IFS foi o módulo de Cadastro que possui funcionalidades que virão nos próximos meses para agilizar não só as rotinas da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas como também para facilitar o dia a dia dos servidores do IFS. É o início de uma grande modernização na administração do IFS, na área de gestão de pessoas e os cadastros de novos dependentes, emissão da carteira funcional, declarações e requerimentos, são só algumas das vantagens em breve disponíveis aos servidores da Instituição.

Fonte: http://www.ifs.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2275:auto-cadastro-sig&catid=9:novas-noticias&Itemid=126

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Ouvidoria da UFOPA começa a utilizar módulo específico no sistema SIG-UFOPA

A Ouvidoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), criada pela Portaria nº 286, de 6 de março de 2013, lança hoje, 9 de agosto de 2013, seus novos canais, que buscam facilitar o acesso dos usuários de seus serviços e reunir todas as informações do órgão. A página eletrônica da Ouvidoria pode ser acessada por qualquer pessoa no endereço www.ufopa.edu.br/ouvidoria. Já o módulo Ouvidoria do Sistema Integrado de Gestão da UFOPA permite que as comunidades universitária e externa entrem em contato com o setor e acompanhem, por meio de protocolo gerado pelo próprio sistema, o andamento de suas manifestações.

Através da página, a comunidade terá disponíveis informações básicas sobre a Ouvidoria e o Sistema de Informação ao Cidadão – SIC, tais como funcionamento, papel, atribuições e formas de contato. A página também disponibilizará relatórios, publicações e orientações pertinentes ao órgão.

O Módulo Ouvidoria do SIG-UFOPA pode ser acessado pelo público externo pela portal público do SIGAA-UFOPA (http://sigaa.ufopa.edu.br/). Já os alunos e os professores têm acesso por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) e os técnicos administrativos da UFOPA, pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). É aconselhável que o público interno entre no sistema SIG-UFOPA para não ter que informar novamente seus dados cadastrais.

“A criação da Ouvidoria sinaliza a vontade institucional de fortalecer a gestão participativa na Universidade, pois, ao ampliar o espaço para o exercício da cidadania, traz para o campo das decisões as sugestões e ideias da comunidade”, afirma a ouvidora geral, Ana Cleide Sarubi.

Fonte: http://www.ufopa.edu.br/noticias/2013/agosto/ouvidoria-da-ufopa-lanca-pagina-e-modulo-no-sistema-sig-ufopa

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

DDS-UFRR oferece treinamento do módulo de Protocolo do SIPAC

Considerando o lançamento do Módulo PROTOCOLO do Sistema Integrado de Gestão - SIG, ferramenta que já está sendo utilizada para o envio e recebimento de processos e documentos, a Diretoria de Desenvolvimento do Servidor (DDS) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizará um treinamento com duração de 2 (duas) horas na próxima sexta-feira, dia 9 de agosto, das 8 às 10h com o objetivo de capacitar os servidores responsáveis pelo perfil de enviar e receber, devidamente autorizados pela chefia da unidade.

Fonte: http://ufrr.br/dds/index.php/pagina-inicial/1-noticias/92-treinamento-sipac-modulo-protocolo

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Novo sistema de informação da FUNPEC terá Portal da Transparência

A Fundação Norte-Riograndense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC), entidade de apoio à pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), anuncia que em breve estará operando um novo sistema de informação. Nos próximos dias a diretoria da FUNPEC apresenta à reitora Ângela Paiva, o novo Sistema Integrado para Gestão da Fundação (SIG-Fundação), que pode entrar em operação ainda neste mês de agosto.

A implantação da nova ferramenta visa atender de forma completa as necessidades da FUNPEC. Além de dar conta das rotinas já realizadas pelo sistema atual, o SiG-Fundação terá uma interação maior com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) eliminando, por exemplo, a necessidade de duplos cadastros por parte dos coordenadores de projetos gerenciados pela fundação.

O SIG-Fundação, também, permitirá aos coordenadores acompanharem todo o andamento dos projetos enviados, possibilitando a agilização de eventuais diligências, como o fornecimento de novas informações e documentações. No antigo software, esse retorno não se dava nessa dinâmica. De posse das informações em tempo real, tanto o coordenador quanto a FUNPEC ganham tempo e agilidade em todo o processo.

Uma das grandes novidades do software será o Portal da Transparência – ambiente em que serão publicadas informações financeiras da Instituição, como dados sobre licitações e gastos, atendendo de forma real às leis de acesso à informação. Mesmo sendo uma fundação de direito privado, a FUNPEC gera recursos públicos e está sujeita ao controle de órgãos como Tribunais de Contas, Ministério Público e, principalmente, da sociedade. Pelo site da fundação qualquer pessoa poderá acessar e saber quais os projetos em andamento, quem está solicitando projetos e os recursos envolvidos. Os colaboradores da Fundação estão passando por um treinamento, oferecido pela empresa que desenvolve o software. Nessa etapa, além de capacitar os futuros usuários para operarem a ferramenta, estão sendo feitos os últimos ajustes do sistema, análises, atualizações e consertos de eventuais bugs.

O processo de elaboração do SIG-Fundação teve início em 2011, com o levantamento e a análise das demandas exigidas pela FUNPEC. O desenvolvimento propriamente dito do sistema começou em 2012. Para o superintendente interino Antonio Martinelli a linguagem moderna do sistema trará mais agilidade, confiabilidade, transparência e segurança aos processos desenvolvidos pela fundação.

Fonte: Portal da UFRN: - http://www.sistemas.ufrn.br/portal/PT/noticia/10836282#.Uf-Vh5LFVvJ

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CAPES implanta módulo de Plano de Saúde do SIGRH em produção

Plano de Saúde é o módulo do SIGRH que tem por objetivo permitir o gerenciamento das informações relacionadas às adesões a Planos de Saúde e ressarcimentos para os servidores (ativos e inativos) e pensionistas da Instituição. Através deste módulo é possível efetuar solicitações de adesão e de ressarcimento para os beneficiários da Instituição, incluir ou remover os seus dependentes e agregados, desativar solicitações, autorizar as solicitações e emitir relatórios.

As vantagens são muitas e a principal delas é a interação com o usuário, facilitando e agilizando o processo. É mais um passo para a modernização da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, mais um módulo do SIGRH sendo implantado com responsabilidade.

Após estudo estratégico, a implantação foi dividida em duas fases: na primeira, os gestores de RH farão o cadastro de todos os planos de saúde dos servidores e seus respectivos dependentes - Adesão e Ressarcimento. Na segunda fase, o subsistema será aberto a todos os Servidores e será convencionado todo procedimento de Solicitação de Ressarcimento ou Adesão a plano de saúde, assim como comprovação mensal, que ocorrerá também via SIGRH.

São grandes mudanças que vem ocorrendo e que geram muita expectativa. Normal. Assim, a CAPES vai consagrando com sucesso as implantações e mostrando que o segredo da parceria com a SIG é a boa dosagem de ousadia com o comprometimento e conhecimento técnico dos envolvidos. O problema de um é o problema de todos e a satisfação dos usuários é o principal objetivo de ambos.

UFRR inicia a utilização do módulo de Cadastro do SIGRH

A UFRR iniciou mês passado a utilização de mais um módulo dos Sistemas Integrados de Gestão – SIGs. O módulo disponibilizado para os usuários é o módulo Cadastro do Sistema Integrado de Gestão e Recursos Humanos – SIGRH.

O SIGRH (Sistema Integrado de Gestão e Recursos Humanos) informatiza os procedimentos de recursos humanos, tais como: marcação/alteração de férias, cálculos de aposentadoria, avaliação funcional, dimensionamento de força de trabalho, controle de frequência, concursos, capacitações, atendimentos on-line, serviços e requerimentos, registros funcionais, relatórios de RH, dentre outros. A maioria das operações possui algum nível de interação com o sistema SIAPE (sistema de âmbito nacional), enquanto outras são somente de âmbito interno.

É o módulo do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) que tem por objetivo permitir o gerenciamento das informações pessoais e funcionais dos servidores e pensionistas da Instituição. Através deste módulo é possível cadastrar servidores e seus dependentes, atualizar as informações importadas através da Fita Espelho do SIAPE, informar ausências, adicionais, designações, ocorrências funcionais, auxílio transporte, progressões e capacitações para os servidores, entre outras funcionalidades.

O Sr. Anderson Fernandes Lima da Silva, chefe da Divisão de Informação e Cadastro da UFRR que será o responsável direto pelo Módulo dentro da instituição, faz questão de ressaltar que o processo de informatização que a UFRR está passando é muito importante, principalmente dentro das operações da Diretoria de Administração de Recursos Humanos - DARH, pois a melhoria na qualidade e agilidade na recuperação e modificação das informações, pessoais e funcionais, será um diferencial para todos os servidores da Universidade.