sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Novo módulo do SIGAA para controle das chamadas do SiSU entra em produção na UFPI



O  Sistema de Seleção Unificado (SISU), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), é o sistema por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

Com a implantação do SIGAA na UFPI, observou-se que o mesmo não possuía funcionalidades para realizar o acompanhamento e controle das chamadas do SiSU. Com isso, percebeu-se a necessidade de se criar um novo módulo que fizesse toda a gestão das chamadas para a entrada desses alunos na instituição e fornecesse dados mais precisos, levando em consideração desistências, matrículas e que também agilizasse o fluxo de dados entre o MEC e a instituição, questões que não são consideradas na versão original do SIGAA.


Usando como base o sistema legado utilizado anteriormente na instituição, o NTI-UFPI coordenou as atividades de desenvolvimento de um novo módulo no SIGAA, chamado  Módulo SISU. Esse módulo está em funcionamento desde o início do ano na insituição para o processo seletivo de 2013.

 
Visão do módulo






O Módulo SISU permite a importação dos dados (1ª e 2ª chamada e remanescentes), convocação dos candidatos,  cadastro de discentes e o gerenciamento completo de dados. 

Devido aos curtos prazos definidos pelo MEC a implantação do novo módulo auxiliou a instituição em um dos processos mais importantes à Divisão de Serviço de Matrícula. Foram cadastrados mais de 1.400 candidatos como novos alunos da UFPI nos 3 dias de cadastro institucional que atenderam à primeira chamada, e números similares são esperados para a segunda etapa durante os 3 dias de cadastro da segunda chamada. Para o gerenciamento das vagas remanescentes o sistema automatizará as convocações dos candidatos na lista de espera disponibilizada no mês de fevereiro.

Maurílio Lacerda, analista da equipe do NTI-UFPI,  comenta que mesmo que o sistema anterior atendesse as necessidades da UFPI, o novo módulo desenvolvido no SIGAA está mais adequado à realidade da instituição e garante maior controle quanto a convocação dos alunos.

UFOPA: Comissão de Avaliação Institucional anuncia cronograma da primeira etapa

Comissão de Avaliação Institucional anuncia cronograma da primeira etapa A primeira etapa da avaliação institucional da UFOPA já tem data marcada: ela deverá ocorrer no período de 4 de março a 6 de abril de 2013. As customizações do Módulo Avaliação do SIGAA já foram apresentadas pelo Centro de Tecnologia e Comunicação (CTIC).

De acordo com Lílian Aquino Oliveira, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), o Módulo Avaliação do SIGA permitirá a avaliação de disciplinas. “Estas primeiras customizações permitem a realização da avaliação de disciplinas por professores e alunos, sendo esta a 1ª etapa da avaliação institucional da UFOPA”, informa Lílian Oliveira.

Ainda segundo Lílian Oliveira, as turmas do Instituto de Ciências de Tecnologias de Águas (ICTA) e Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), que encerraram em 2012 o 4ª período do ano letivo de 2012, serão as primeiras turmas a realizar a avaliação, no período de 4 a 9/3/2013. “O ICED fará a avaliação do período de 11 a 16/3/2013; o ICTA e IEG, turmas que estão acompanhando o calendário de reposição de aulas, no período de 18 a 23/3/2013; o IBEF de 25 a 30 /3/2013; e o ICS de 1º a 6/4/2013”, disse.

Saiba como participar e conheça o cronograma de realização de avaliação institucional na UFOPA, no seguinte endereço eletrônico: http://www.ufopa.edu.br/cpa/arquivos/plano-de-trabalho/cronograma-para-a-autoavaliacao.

Fonte: http://www.ufopa.edu.br/noticias/2013/janeiro/comissao-de-avaliacao-institucional-anuncia-cronograma-da-primeira-etapa

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

UFPI implanta módulo de Monitoria do SIGAA



Desde dezembro de 2012 a Universidade Federal do Piauí  passou a utilizar o módulo de Monitoria do sistema SIGAA para gerenciar as ações institucionais direcionadas a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação. Estas ações, realizadas através de projetos de ensino, envolvem discentes e professores na condição de monitores e orientadores. 

Visualização do módulo de monitoria pelos gestores

A implantação do sistema vem para auxiliar na administração desses projetos e abrange todo o processo envolvido, desde a abertura de editais até a administração dos projetos , já em execução,  pelos orientadores. Tudo isso, de forma simples e unificada, o que garante a precisão dos dados emitidos.

Alunos se inscrevem em processos dentro do Portal Discente
 
A UFPI já possuía um outro sistema de gerenciamento para monitoria e por isso, foi necessário a migração de dados do sistema legado e algumas adaptações em funcionalidades e regras de negócio, com o intuito de oferecer à instituição o suporte  ideal para suas necessidades. 

As adaptações incluem novos relatórios de acompanhamento de discentes, mudanças no fluxo do processo, visando simplicá-lo, e também alterações de regras para efetivação das inscrições do discente. 

As inscrições de discentes para o processo aberto na UPFI se encerraram no dia 09 de janeiro e os discentes aprovados já começaram suas atividades.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

SIGEduc: Período de matrícula dos novos alunos da rede estadual começa hoje

Começa hoje (2) as matrículas de novos alunos para rede estadual de ensino. Na capital, as matrículas são feitas exclusivamente pela internet, no site Sigeduc (www.sigeduc.rn.gov.br), da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN (Seec). No interior (exceto em Mossoró, que também oferece matrículas online), as matrículas devem ser feitas de forma presencial, devendo os pais comparecerem às secretarias das escolas. Esses novos alunos têm até o dia 11 para se matricular.

De acordo com a Seec, o resultado do processamento das matrículas será divulgado no dia 4 de fevereiro e a efetivação, quando os estudantes devem apresentar a documentação exigida na escola, ocorrerá de 5 a 8 de fevereiro.

No caso dos estudantes que serão transferidos automaticamente da rede municipal para a estadual, a soliticação deve ser feita entre os dias 10 e 11 de janeiro. O resultado da confirmação sai no dia 18 e a efetivação de matrícula deve ser feita no período entre 21 e 29 de janeiro. Os mesmos prazos são válidos para as transferências automáticas dentro da rede estadual.

Os alunos que farão transferência por desejo próprio, devem solicitar entre os próximos dias 18 e 21, na própria escola que estuda, para conferir o resultado do processamento no dia 24 de janeiro. O período para efetivação da matrícula na escola escolhida é 28 e 29 de janeiro.

Atualmente, a demanda atendida pela rede estadual é de 300 mil alunos. Porém, de acordo com a Seec, o estado trabalhará com possível demanda de até 400 mil alunos neste ano.

Para efetivar a matrícula, o estudante deve portar documentos de identificação e documentos ligados à vida escolar, como histórico e registro escolar. Nos casos dos alunos maiores de idade, deve ser apresentado CPF no momento de efetivação das matrículas.

Fonte: Tribuna do Norte