terça-feira, 19 de novembro de 2013

Começam as matrículas para a rede estadual de ensino do RN

O Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (18), o período de solicitação de matrículas para as escolas estaduais em 2014. O estudante que deseja ingressar na rede estadual tem até o dia 22 de dezembro para acessar o site www.sigeduc.rn.gov.br e solicitar sua vaga. Os alunos que já estão na rede e desejam mudar para outra escola estadual também devem solicitar a sua transferência pelo sistema. Já os estudantes que irão permanecer nas escolas estaduais em que estudam atualmente precisam solicitar a renovação de matrícula nas secretarias das unidades.

Entre as principais mudanças deste ano está a necessidade do aluno apresentar o número do CPF na hora de solicitar a matrícula. Para facilitar o acesso dos estudantes ao documento, a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, em parceria com a Educação, formou equipes distribuídas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, para cadastrar o CPF dos alunos diretamente nas escolas. No interior e na capital, o cronograma de cadastramento do CPF continua, mesmo com o início das solicitações de matrícula.

Em Natal, o Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire – CENEP, em frente à Praça Cívica (Petrópolis), será o polo de cadastramento do CPF nos dias 19 e 20 de novembro. Já a Zona Norte começará a ser atendida na semana seguinte. Nos dias 25 e 26, o cadastramento será na escola Miriam Coeli, em Nova Natal. Em seguida, a escola Peregrino Júnior, no Santa Catarina, será o polo nos dias 27 e 28. O cronograma será encerrado na escola 15 de outubro, no Santarém, onde o cadastramento será feito nos dias 29/11 e 02/12.

Matrículas só podem ser feitas pela internet

Testado na matrícula 2013 em Natal, o Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEduc, está sendo utilizado pela primeira vez para as matrículas nas escolas do interior do Estado. Quando o ano letivo for iniciado, ele vai possibilitar aos alunos, professores, gestores e familiares o acesso aos recursos e informações relacionadas às rotinas escolares. O aluno fará não apenas sua matrícula online, mas acompanhará suas notas e frequências, os conteúdos curriculares, poderá interagir com os professores e outros alunos da turma, receberá comunicados e terá acesso aos dados e mapas de localização da sua escola.

Entre os principais benefícios também estão o aplicativo Diário de Classe para tablets, transparência e acesso aos dados escolares, mapa georeferenciado, com localização das escolas da rede por mapas e rotas de transporte coletivo escolar, dados sobre a vida escolar do aluno e perfil dos professores, por escola, organização das turmas de alunos por série e modalidades de ensino, vagas disponíveis por escola, reordenamento e enturmação de alunos.

Para a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, com a matrícula 2014, o Governo cumpre o seu planejamento de estadualizar o SIGEduc até dezembro de 2013. “O que estamos acompanhando agora é uma verdadeira transformação na gestão da rede estadual, saindo da era do papel e entrando na era digital. Também ficarão no passado as longas filas que os pais enfrentavam para garantir a matrícula de seus filhos nas escolas mais procuradas. É a tecnologia que deu certo na UFRN a serviço da Educação Básica do Rio Grande do Norte”, reforçou a secretária.

O endereço eletrônico para acessar o sistema é o www.sigeduc.rn.gov.br. Mesmo quem não está inserido na comunidade escolar pode conferir algumas funcionalidades, como a consulta às escolas por bairro, distrito ou município, consulta de unidades escolares próximas a sua residência, com a possibilidade de indicação de rotas para se chegar ao local, e visualização do mapa de unidades por todo o Estado.

Cronograma de cadastramento do CPF em Natal

19 e 20/11 - CENEP, Praça Cívica, Petrópolis

25 e 26/11 - Escola Estadual Miriam Coeli, Nova Natal

27 e 28/11 - Escola Estadual Peregrino Júnior, Santa Catarina

29/11 e 02/12 - Escola Estadual 15 de outubro, Santarém.

Fonte: http://www.rneducacao.com/2013/11/comecam-as-matriculas-para-rede.html

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Educação do RN reforça cadastramento de CPF para solicitação de matrículas

A Secretaria de Estado da Educação se prepara para abrir o período de solicitação de matrículas na próxima segunda-feira (18), alertando aos pais e alunos para as novidades do processo este ano. Entre as principais mudanças está a necessidade do aluno apresentar o número do CPF na hora de solicitar a matrícula. Em 2012, o documento não era exigido.

Para facilitar o acesso dos estudantes ao documento, a Educação fez parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania – SEJUC, formando equipes distribuídas em todas as regiões do Estado, para cadastrar o CPF dos alunos diretamente na escola. Na maior parte do Rio Grande do Norte esse processo já está sendo encerrado, mas em Natal o cronograma de cadastramento continua até o dia 2 de dezembro.

Nesta quarta-feira (13), o cadastramento será feito na Escola Estadual Téodolo Câmara, nas Quintas. Na quinta-feira (14), será a vez da escola Sebastião Fernandes, no Barro Vermelho. Nos dias 19 e 20, o polo será o CENEP, na Praça Cívica, em Petrópolis. Já a Zona Norte será atendida na semana seguinte. Nos dias 25 e 26, o cadastramento será na escola Miriam Coeli, em Nova Natal. Em seguida, a escola Peregrino Júnior, no Santa Catarina, será o polo nos dias 27 e 28. O cronograma será encerrado na escola 15 de outubro, no Santarém, onde o cadastramento será feito nos dias 29/11 e 02/12.

“É importante que os estudantes que perderam o cadastramento em suas escolas se dirijam a um desses polos para retirar o seu documento, de forma gratuita. Caso percam os prazos, ainda há a possibilidade de retirar o CPF nas Centrais do Cidadão, onde é cobrada uma pequena taxa. O que não será possível é o estudante realizar a sua matrícula sem o CPF, pois o documento evita a duplicidade de matrícula”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho.

A secretária também falou sobre a expansão do Sistema de Gestão da Educação para todo o Estado. “Outra mudança significativa no processo de matrículas 2014 é a interiorização do SIGEduc. Isso significa dizer que todos os alunos do estado solicitarão sua matrícula exclusivamente pela internet, através do site www.sigeduc.rn.gov.br. Em 2012, a matrícula em Natal já ocorreu pelo sistema, e com essa experiência estamos levando o SIGEduc para todo o estado.”

Segundo a secretária, a consolidação do SIGEduc é um dos maiores legados construídos pela atual gestão. “Com a utilização de uma tecnologia que nasceu na UFRN, a Educação do Rio Grande do Norte é pioneira no que diz respeito a sistemas de gestão da rede pública. Tanto que o Ministério da Educação está investindo no SIGEduc, buscando levar o sistema para outros estados do país. O que estamos vivenciando hoje é uma verdadeira transformação do processo de gestão da rede, por meio das novas tecnologias. É uma política estruturante de estado e não de governo.”

A Secretaria de Estado da Educação disponibilizou em sua página, na internet, vídeos tutoriais sobre a utilização do SIGEduc, onde pais e alunos podem conferir o passo a passo da solicitação de matrícula. O endereço é o www.educacao.rn.gov.br.

Fonte: http://www.rneducacao.com/2013/11/educacao-reforca-cadastramento-de-cpf.html

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

UFLA avança na implantação do SIPAC

Em apenas 07 meses desde o início da implantação do SIPAC na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a universidade avançou bastante na disponibilização de vários módulos em produção e em um curto espaço de tempo. Iniciou garantindo que as requisições de materiais para novas compras fossem informatizadas via SIPAC e seguiu com a implantação dos módulos de Compras e Licitações, permitindo toda a formalização do processo, registro de propostas e ganhadores via sistema. Além disso, também foi implantado o módulo de Protocolo, que permite toda a gestão de processos, documentos e memorandos eletrônico.

Recentemente, a UFLA começou a homologar as atas de pregões de registro de preços no SIPAC, através da disponibilização do módulo de Registro de Preços. Registro de Preços é uma forma simplificada de contratação, precedida de licitação nas modalidades Concorrência ou Pregão. O prazo para manter registrados os preços dos materiais ou serviços é de até 12 meses, contados a partir da data de assinatura da Ata de Registro de Preços, podendo ser revisados a cada 90 dias. (fonte: http://www.comprasnet.gov.br/). As vantagens dessa modalidade são a agilidade e segurança na contratação, economia, redução do número de licitações, além da transparência do processo. Geralmente é utilizada para aquisições de materiais, produtos ou gêneros de consumo contínuo e de grande volume (fonte: http://www.trinite.com.br). Outra vantagem é que a empresa ganhadora se compromete a fornecer todo o material e a instituição não tem obrigação de comprar toda a quantidade solicitada.

A Diretoria de Gestão de Materiais já havia iniciado o processo de homologação de atas de registro de preços no SIPAC, mas, oficialmente, no dia 4 de novembro às 9 horas, foi realizada uma reunião e a disponibilização de um tutorial para auxiliar os requisitantes a realizarem a solicitação de materiais desses pregões eletrônicos homologados.

Com as novas atas de registros de preços presentes no SIPAC, as solicitações para empenho dessas atas também passaram a ser informatizadas, através da funcionalidade "Solicitar Material a um Registro de Preços". Um ponto importante na UFLA, é que para realizar essa solicitação, o sistema permite o controle orçamentário dos centros de custo requisitantes. Isso permite que os gestores das unidades requisitantes controlem corretamente o que se está gastando com compras de materiais. Para isso, foi implantado o módulo de Orçamento, que permitiu a distribuição de orçamento entre seus centros de custos. Desse modo, os usuários do sistema serão capaz de solicitar os materiais a serem empenhados utilizando diretamente o orçamento disponível em sua unidade.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Instituto Tecnológico Vale implanta o SIGAA

A fim de facilitar a gestão destas atividades o Instituto Tecnológico Vale - ITV implantou o SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – em que diversos procedimentos acadêmicos se apresentam de forma sistematizada e eletrônica. O sistema está parametrizado para trabalhar módulos de pós-graduação, gestão de ações de extensão, dentre outros. O sistema também disponibiliza portais específicos para os professores, alunos, coordenações de curso e portais de relatórios.

Fonte: http://itv.org/ensino/gestao-academica/

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

IMD-UFRN: INCLUSÃO SOCIAL, FORMAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Unidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, o Instituto Metrópole Digital (IMD) foi concebido para fomentar a área de computação e tecnologia da informação da região onde está inserido, por meio da inclusão social de jovens, da formação especializada em diversos níveis (técnico, graduação e pós-graduação), do apoio ao empreendedorismo e à inovação e do estímulo à integração entre universidade e empresas.

Precursor do IMD, o projeto Metrópole Digital foi criado em 2009 e previa a construção de dois prédios – as obras serão finalizadas em 2013 – para o desenvolvimento de atividades relacionadas à tecnologia da informação (TI). No ano seguinte, foi implementado um curso técnico de formação de programadores de dois anos de duração, na modalidade à distância (semipresencial), para alunos do ensino médio, com reserva de 70% das vagas para candidatos de escolas públicas. “O sucesso do curso e a necessidade de ampliar as oportunidades na região levaram a UFRN a institucionalizar as iniciativas do projeto, em 2011, com a criação do Instituto Metrópole Digital, com o objetivo de criar no estado um centro de referência na área de TI”, conta o professor Jair Cavalcanti Leite, um dos coordenadores do IMD.

Do curso técnico ao empreendedorismo

Na sequência, investiu-se em mais opções de formação: em 2013, tiveram início o bacharelado em TI (BTI), com 240 vagas por ano (149 alunos ativos na turma que iniciou o curso este ano), e o curso de residência em Engenharia de Software (pós-graduação lato-sensu), com 30 vagas. Em 2014, será a vez do mestrado profissional em Engenharia de Software e da especialização lato-sensu na área de jogos digitais. Um novo mestrado profissional em sistemas embarcados, microeletrônica e instrumentação tem previsão de início em 2015. “Todas essas iniciativas estão integradas de forma que um aluno pode iniciar no curso técnico, passar para o curso de bacharelado em TI e ingressar na pós-graduação ou seguir o caminho de empreendedorismo criando sua empresa para implementar uma ideia inovadora”, declara Leite.

O IMD conta com a colaboração de professores de outros departamentos, como informática e matemática aplicada (responsável pelos cursos de ciência da computação e engenharia de software), engenharia da computação, engenharia biomédica e engenharia elétrica. No curso técnico, são 30 professores autores e 60 tutores e, no BTI, 14 professores permanentes. Além disso, incentiva a formação de empreendimentos inovadores por meio de uma incubadora de empresas, a Inova Metrópole, que oferece infraestrutura física e tecnológica, com suporte à gestão, marketing e saída para o mercado, e conta hoje com 12 empreendimentos.

Mão-de-obra qualificada

“Isso futuramente vai culminar em um parque tecnológico, para onde esperamos atrair grandes empresas”, acredita Jair. Entre os resultados já conquistados estão o financiamento de bolsas de estudo, a ampliação de vagas ofertadas no curso técnico (2.400 vagas anuais) e o lançamento de um edital para 20 novos empreendimentos na Inova Metrópole. Uma empresa incubada atualmente, a SIG Software, já emprega 50 profissionais e se prepara para seguir seu rumo no mercado. “A visão do IMD é que a área de TI é diversificada, portanto, atuando em diversos níveis de ensino e atividades é possível ampliar a quantidade de mão de obra com um diferencial qualitativo”, diz Leite. “Isso é essencial porque há grande necessidade de especialistas qualificados em TI.”

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/premio-ge-santander/universidade-federal-do-rio-grande-do-norte-ufrn-natal.shtml

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Governo do RN divulga calendário de matrículas 2014 para escolas estaduais

Os estudantes com deficiência já podem solicitar a sua matrícula na rede estadual, para o ano letivo 2014. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de novembro, através do site www.sigeduc.rn.gov.br. Logo após, entre os dias 18 de novembro e 22 de dezembro, estará aberto o período de solicitação de matrículas para os demais interessados em ingressar nas escolas estaduais. Os alunos que pretendem permanecer nas unidades em que estudam também devem solicitar a renovação automática nesse período. Esse ano, na capital e no interior, todas as matrículas da rede estadual serão realizadas exclusivamente pela internet.

“A partir de agora, os pais e alunos do interior vão viver uma experiência que o público de Natal já conhece. Costumo dizer que o SIGEduc chegou para causar um grande impacto na cultura de gestão da secretaria e, principalmente, das escolas. Estamos saindo da era do papel e da caneta, para a era digital. Somos pioneiros na área da Educação Básica, tanto que o Ministério da Educação está apostando nessa ideia para levar o sistema que implantamos aqui aos outros estados do país”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho.

No dia 30 de dezembro, o Governo do Estado divulgará o resultado da matrícula, com o nome dos alunos e das escolas para as quais eles foram matriculados. A partir daí, entre os dias 2 e 17 de janeiro de 2014, os interessados devem procurar as escolas para efetivarem a matrícula munidos de Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, histórico escolar, documento de identificação do responsável, foto 3 x 4 e comprovante de solicitação de matrícula emitido pelo SIGEduc. As aulas estão previstas para iniciar no dia 22 de janeiro.

CPF

Outra novidade para esse ano é a obrigatoriedade do CPF na hora da solicitação. Com o objetivo de facilitar o acesso do estudante ao documento, a Secretaria de Estado da Educação montou uma força tarefa com a Secretaria de Justiça e Cidadania, para oferecer aos interessados pontos de cadastramento em todo o Estado, além das Centrais do Cidadão. “No interior, técnicos do Governo estão percorrendo as escolas cadastrando os estudantes que ainda não possuem CPF. Em Natal, esse trabalho foi iniciado na última sexta-feira, 1º”, informou a coordenadora do SIGEduc, Jaqueline Cordeiro.

Segundo Jaqueline, o trabalho de cadastramento na capital está sendo feito por polos. Na última sexta (1º), os alunos das escolas Walter Duarte, Rômulo Wanderley, Potyguassu, Josino Macêdo e Ana Júlia puderam retirar seu CPF no polo instalado na Escola Estadual Peregrino Júnior. Nesta segunda-feira (04), a equipe da secretaria estará no Colégio Atheneu, polo que irá receber durante todo o dia os alunos das escolas estaduais Anísio Teixeira, Augusto Severo, Felipe Guerra, Alberto Torres, CENEP, Passo da Pátria, Ary Parreiras e Padre Monte.

Na terça-feira (05), os estudantes das escolas Josefa Sampaio, Olda Marinho, Isabel Gondim, Pedro Mendes, Monsenhor Walfredo Pegado, Dinarte Mariz, Selva Capistrano, e Severino Bezerra de Melo deverão cadastrar retirar o seu CPF na Escola Estadual Café Filho. Em seguida, na quarta-feira (06), será a vez dos alunos das escolas Jerônimo Gueiros, Tiradentes, Newton Braga, Mascarenhas Homem, Manoel Dantas e Santos Rocha se cadastrarem na Escola Estadual Sebastião Fernandes.

O cadastramento por polo será concluído na quinta-feira (07), quando o Instituto Padre Miguelinho servirá de polo para os estudantes das escolas Ulisses de Góes, Wiston Churchill, João Tibúrcio, Calazans Pinheiro, Felizardo Moura, Casa do Menor Trabalhador e Stela Gonçalves. Para retirar o CPF, os alunos devem levar Certidão de Nascimento e Comprovante de Residência. Aqueles que perderem o prazo de cadastramento nos polos poderão retirar o CPF nas Centrais do Cidadão.

Fonte: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/governo-divulga-calendario-de-matriculas-2014-para-escolas-estaduais/265567

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Módulo de Cadastro do SIGRH entra em produção na UFG

Desde o dia 22/10/2013 que se encontra disponível para a comunidade universitária da Universidade Federal de Goiás (UFG) o Módulo de Cadastro do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos da UFG (SIGRH-UFG).

O módulo de Cadastro do SIGRH tem por objetivo permitir o gerenciamento das informações pessoais e funcionais dos servidores e pensionistas da Instituição. Através deste módulo é possível cadastrar servidores e seus dependentes, atualizar as informações importadas através da Fita Espelho do SIAPE, informar ausências, adicionais, designações, ocorrências funcionais, auxílio transporte, progressões e capacitações para os servidores, entre outras funcionalidades.

O Módulo de Cadastro do SIGRH-UFG pode ser encontrado no endereço http://sigrh.sistemas.ufg.br. Instruções de acesso e de operação do SIGRH-UFG estão disponíveis no endereço http://www.portalsig.ufg.br/pages/47669.

Fonte: http://www.portalsig.ufg.br/pages/50473

IFAL reforça que a marcação de férias para 2014 deve ser feita pelo SIGRH

Os servidores do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) já podem cadastrar suas férias de 2014 por meio do sistema eletrônico SIGRH. A solicitação deverá ser feita em até dois meses antes do início do período desejado.

Para que o servidor tenha suas férias confirmadas, a chefia imediata deve homologar a requisição.

Fonte: http://www2.ifal.edu.br/portal/noticias-destaque/servidores-do-ifal-ja-podem-solicitar-ferias-de-2014

IFSC implanta módulo de Férias do SIGRH

O Instituto Federal de Santa Catarina é a nova instituição a começar a utilizar o módulo de Férias do SIGRH.

Através do módulo de Férias do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) é possível realizar o gerenciamento das informações relacionadas às marcações de férias dos servidores da instituição. Possui funcionalidades para cadastrar, consultar, alterar, homologar ou suspender as férias dos servidores, assim como gerar um calendário de bloqueio de férias e emitir relatórios. Além disso, possui a integração com o sistema do governo federal SIAPE para envio e coleta do retorno das férias.

Quem está a frente do processo de implantação de todos os sistemas SIG no IFSC é a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (DTIC), que através do seu site, divulgou manuais para algumas das funcionalidades do módulo de Férias: