sexta-feira, 31 de maio de 2013

UFLA implanta módulo de Compras do SIPAC e realiza treinamentos para usuários


Com o objetivo atender as demandas de informatização, integração e melhoria das atividades administrativas da Universidade Federal de Lavras - UFLA, bem como contemplar as ações de modernização do Sistema Integrado de Gestão (SIG/UFLA), a Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI), juntamente com a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) e a Diretoria de Gestão de Materiais (DGM), deram início à implantação do Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos – Sipac.
O sistema é parte integrante do SIG Administrativo e já está disponível no endereço http://sipac.ufla.br/, com a implantação dos módulos: Catálogo de Materiais, Pedido de Compras, Compras e Licitações.
Para o seu adequado gerenciamento, foram capacitados 63 servidores da UFLA no módulo Pedido de Compras, bem como toda a equipe da DGM. Nos dias 27 e 28 de maio, será realizado mais um treinamento sobre o sistema, das 8 às 11 horas, no Laboratório de Educação Continuada – LEC. O objetivo é capacitar os servidores responsáveis pela realização dos pedidos de compra de seus órgãos/departamentos. As inscrições devem ser realizadas por meio do endereço  http://goo.gl/BMKqw.
O Sistema
O SIPAC integra totalmente a área administrativa desde a requisição (material, prestação de serviço, diárias, passagens, manutenção de infraestrutura) até o controle do orçamento distribuído internamente (matriz orçamentária).
De acordo com o diretor de Gestão e Tecnologia da Informação, Erasmo Evangelista, os sistemas SIG têm sido adotados por diversos órgãos públicos, além de outras 15 universidades federais. “O sistema representa grande avanço para a administração universitária, uma vez que permite o controle refinado dos procedimentos administrativos, inclusive os vinculados ao orçamento distribuído no âmbito interno”, considera.
Além das requisições e do controle orçamentário, o Sipac controla e gerencia: compras, licitações, boletins de serviços, liquidação de despesa, manutenção das atas de registros de preços, patrimônio, contratos, convênios, obras, manutenção do câmpus, faturas, bolsas e pagamento de bolsas, abastecimento e gastos com veículos, memorandos eletrônicos, tramitação de processos, entre outras funcionalidades.
Nos próximos meses, serão implantados os módulos: Integração Siafi, Protocolo (Documentos e Processos), Almoxarifado e Requisição de Material, Orçamento e Requisições, Patrimônio, Contratos, Registro de Preços, Liquidação de Despesas, Boletim de Serviços, Bolsas, Infraestrutura (Manutenção, Obras), Faturas, Transportes, Auditoria e Controle Interno.
O sistema foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e está sendo customizado e implantado na UFLA pela DGTI, com a consultoria de uma empresa especializada na construção de soluções de software para a administração pública e instituições de ensino.
Pedido de Compras
Com a implantação do Sipac, os novos usuários deverão realizar os pedidos de compra de material nesse sistema. Os pedidos de contratação de serviços ainda serão feitos pelo preenchimento dos formulários.
Pedido de compra de material
1º Passo: Acessar o endereço: http://sipac.ufla.br/
2º Passo: Clicar em “ENTRAR NO SISTEMA”
3º Passo: Solicitar os pedidos de compra
Os usuários que ainda não estão cadastrados no sistema deverão seguir o manual para orientação de cadastro do Sipac, que está disponível no link: http://www.dgti.ufla.br/site/?page_id=835

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Divisão de Compras da UFLA participa de treinamento do SIPAC

A Diretoria de Gestão de Materiais (DGM) participou, no período de 15 a 17 de maio, com toda equipe da Divisão de Compras participará do Treinamento do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contrato – Sipac -Módulos: Compras, Licitação, Pedido e Catalogação de Materiais.

O objetivo do treinamento foi capacitar os servidores no uso do SIPAC faz parte do Plano de Capacitação de Servidores da UFLA 2013. O treinamento está estruturado em módulos independentes, com a oferta de aulas presenciais e também a distância (videoconferência).

Fonte: http://www.ufla.br/ascom/index.php/2013/05/divisao-de-compras-participa-de-treinamento-veja-os-horarios-de-atendimento-no-periodo-de-15-a-17-de-maio/

domingo, 19 de maio de 2013

UFRR começa a utilizar o SIPAC com os módulos de Catálogo de Materiais e Almoxarifado

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) iniciou nessa segunda-feira (13/05) a utilização dos primeiros módulos dos Sistemas Integrados de Gestão (SIGs). Inicialmente, os servidores da instituição poderão utilizar os módulos de Almoxarifado e Catálogo de Materiais do Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos - SIPAC.

Até a semana passada, a UFRR utilizava um sistema de controle de Almoxarifado e de Cadastro de Materiais que atendia parcialmente as suas necessidades. O SIPAC, segundo Eduardo Rodrigues, coordenador de materiais da instituição, tornará o trabalho mais eficiente. “Agora poderemos oferecer um serviço de distribuição de materiais mais adequado, procurando sempre melhorar e explorar as funcionalidades dos módulos”.

Mais módulos estão em processo de validação e outros aguardam que pendências internas e normatizações sejam solucionadas. O serviço, segundo Aline Barros Tavares, responsável pela Coordenação de Sistemas de Informação, deve ser concluído em breve.

“É de fundamental importância para nós, da UFRR, que estes módulos entrem em produção. Estamos trabalhando em conjunto com a SIG para que mais módulos entrem em produção nos próximos meses”.

A proposta é que com a implantação dos sistemas, a Universidade caminhe em direção à modernização e a atualização dos seus sistemas.

Fonte: http://ufrr.br/noticias/2390

Setor de Almoxarifado do IFAL recebe módulo exclusivo no SIPAC

Visando proporcionar maior eficiência aos Setores de Almoxarifado do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), a Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (PRAP) informa que, a partir de 1º de junho, entrará em vigor, na Reitoria, uma nova forma de solicitação de materiais. A partir de agora, deverá ser utilizado um módulo exclusivo no Sistema integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). Nos câmpus, a utilização do novo Sistema será iniciada em 1º de julho deste ano. Toda a requisição de materiais deverá ser elaborada via SIPAC, módulo Almoxarifado, no link disponível abaixo, de acordo com as regras dispostas no manual elaborado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI). Para maiores informações, consultar a PORTARIA nº 884/GR, de 22 de abril de 2013.

“Este Sistema compreenderá todos os processos do Almoxarifado: entrada e saída de materiais, controle de requisições, pedidos de compra e cálculos de consumo. Será garantida maior agilidade, permitindo um melhor desempenho no fornecimento de materiais”, afirmou o coordenador do Almoxarifado da Reitoria, Diogo de Barros.

O pró-reitor de Administração e Planejamento, Wellington Spencer, alerta para a necessidade dos setores realizarem o planejamento de suas solicitações de materiais, visto que a entrega será efetuada somente dois dias na semana, devido às demais atribuições internas do Almoxarifado.

A PRAP elaborou ainda um manual de funcionamento do Almoxarifado, onde estão discriminados todos os procedimentos para atendimento de solicitações, a fim de melhor atender a comunidade do IFAL. Clique AQUI e acesse o material.

Fonte: http://www2.ifal.edu.br/?q=content/setor-de-almoxarifado-do-ifal-recebe-m%C3%B3dulo-exclusivo-no-sipac-0

quarta-feira, 8 de maio de 2013

IFS implanta módulo de Protocolo do SIPAC em produção

O Instituto Federal de Sergipe - IFS é a mais nova instituição federal de ensino a começar a utilizar o SIPAC em produção. A utilização do sistema está sendo iniciada com o módulo de Protocolo. Este módulo auxilia a gestão documental na instituição e é bastante abrangente, permitindo o registro do protocolo de processos e documentos, a tramitação eletrônica, a utilização memorandos eletrônicos, a emissão de vários relatórios de gestão.

O IFS substituiu o seu sistema legado de Protocolo por essa nova ferramenta do SIPAC. Todos os Campus do IFS já estão utilizando o SIPAC. A migração dos dados do sistema legado foi realizada, mais de 22.000 processos e 150.000 movimentações foram migradas.

CAPES implanta módulo de Férias do SIGRH

O Dia do Trabalhador na CAPES foi o marco escolhido para o lançamento do módulo Férias do SIGRH. Sim... Trabalho e Férias. Afinal, quem trabalha merece descanso. E foi com esse espírito que no dia 02 de maio, vários servidores acessaram o módulo e conferiram de perto seus dados e férias, fidedignos ao SIAPEnet, conforme anunciado no evento que aconteceu nos dias 29 e 30 de abril, no auditório da CAPES, que teve o objetivo de oficializar a utilização da ferramenta para marcação de férias dos servidores.

Até o final do dia, nenhuma ocorrência de erro havia sido identificada e os quase 60 servidores que acessaram o módulo puderam ratificar essa relação de confiança no sistema que tem se confirmado cada dia mais.

Ansiosos, os servidores aguardam agora pelo módulo de Serviços SIGRH, próximo módulo a ser implantado até o final do mês. “Vamos em busca do sucesso! Que venham os outros módulos”, incentiva o Coordenador CGGP, Rômulo Baralle, agradecido pelo empenho de todos.