quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

UFOPA realiza matrícula de graduação para o segundo semestre de 2012 no SIGAA

Entre os dias de 12 a 19 de dezembro, os discentes de graduação da UFOPA, pertencentes à Formação Interdisciplinar II, realizaram a matrícula para o segundo semestre de 2012 pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA.

Hoje, dia 20 de dezembro, está sendo realizado o processamento da matrícula para posterior divulgação à comunidade acadêmica.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Workshop 2012: Encerramento

O Diretor de Relacionamento, Camilo de Lélis, explicou como é a metodologia de interação com os clientes e com fornecedores da SIG, seja no âmbito negocial, seja no âmbito de execução. Falou da importância de se manter um bom relacionamento para resolver questões fundamentais relacionadas às burocracias existentes.

O encerramento do workshop foi feito por Gleydson Lima, idealizador da SIG Software e Consultoria. O tema da sua apresentação foi "De onde viemos? Para onde vamos?" e mostrou a todos os colaboradores internos da SIG como foi a evolução até se chegar na criação da empresa.

Gleydson falou um pouco da realidade do estado e as pretensões da empresa. Gleydson também apresentou a realidade no Brasil em relação à Formação Acadêmica x Setor Produtivo.

Ressaltou da importância da gestão da inovação, incentivando a todos os colaboradores a apresentarem suas ideias para tentarmos por em prática. Apresentou um gráfico que mostra que dentre 3.000 ideias "brutas" (não escritas), uma vira um sucesso comercial. Explicou o conceito de inovação como sendo uma "introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços".

Finalizou citando várias inspirações para responder a pergunta "Onde queremos chegar?", como os livros "A estratégia do Olho do Tigre" e "A estratégia do Oceano Azul" e frases de Steve Jobs ("Ser o homsm mais rico do cemitério não me convém... Ir para a cama dizendo que fizemos algo incrível, isso, sim, me convém.") e Bill Gates ("Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes por necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar aonde a maioria chega, faça aqui que a maioria não faz.")

O workshop foi encenrrado com a frase "O segredo de um grande sucesso esta no trabalho de uma grande equipe."

Workshop 2012: Ambiente e Infraestrutura

O Gerente de Ambiente e Infraestrutura, Elton Soares, apresentou um pouco como está estruturado o ambiente de desenvolvimento dos projetos da SIG Software e Consultoria.

Explicou sobre a "Virtual Private Network" (VPN), que é extensamente utilizado na empresa para acesso aos ambientes dos clientes, mostrando também os conceitos de "Port Forwarding" e "Throughput".

Elton enfatizou da importância da equipe está sempre em sintonia e conversando sobre as melhores soluções para resolver os problemas encontrados. Ele também falou um pouco dos serviços de monitoramento de ambientes e soluções de backup. Citou alguns processos implementados durante 2012 que deixaram o trabalho de todos das equipes mais ágeis.

Para finalizar, ele explicou como funciona o serviço de monitoramento do Nagvis que é bastante utilizado na empresa.

Workshop 2012: Equipes de Requisitos, Controle de Qualidade e Suporte e Atendimento

O Gerente da equipe de Requisitos, Testes e Controle de Qualidade, Bruno Vinícius, relatou um pouco dos conceitos relacionados à Controle de Qualidade, englobando gerência de requisitos, gerência de configuração, verificação e validação. Apresentou o fluxo de trabalho atual aplicado à SIG Software e Consultoria, citando principalmente os principais erros de testes encontrados durante à validação das tarefas desenvolvidas.

Já Williane Gomes apresentou um pouco do fluxo de atendimento da equipe de suporte. Explicou que a motivação da equipe é fornecer um serviço de qualidade e eficiência aos clientes da nossa empresa. Apresentou também os objetivos que são minimizar a demanda de tarefas repassadas para a equipe de sustentação e otimizar o tempo de espera dos clientes em relação às demandas reportadas.



Foto da Equipe de Requisitos, Testes e Controle de Qualidade:



Foto da Equipe de Suporte de Atendimento

Workshop 2012: Apresentações do SIGEduc e SIGFundação

Na sequência, os colaboradores Dinarte Filho e Arlindo Rodrigues apresentaram, respectivamente, o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) e o Sistema Integrado de Gestão da Fundação (SIGFundação), ambos em desenvolvimento pela SIG Software e Consultoria.


Dinarte apresentou um pouco do SIGEduc, explicando que ele é um produto derivado do SIGAA, porém que passou por todo um processo de reengenharia e reestruturação. O SIGEduc irá atender as etapas de ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e do Ensino Médio, englobando também todas as modalidades (Regular, EJA, Inovador, Diferenciado).

Atualmente o SIGEduc é formado por 15 módulos e aproximadamente 300 funcionalidades. Está em produção desde outubro de 2012, sendo implantado, inicialmente nas escolas de Natal para a realização da matrícula online de 2013. A partir de 2013, todas as escolas do estado do Rio Grande do Norte estarão usando esse novo sistema.



Arlindo apresentou o SIGFundação, que está há um ano em desenvolvimento e irá entrar em produção em fevereiro de 2013. Ele mostrou quais são os objetivos de uma fundação de apoio, citando o caso da FUNPEC aonde o SIGFundação será implantado.

O SIGFundação está sendo desenvolvido nos moldes dos sistemas SIG (SIGAA, SIPAC, SIGRH), utilizando tecnologia atual e será acessado completamente pela Web, diferente da situação atual da fundação. Ele será um sistema integrado, englobando todos os setores da FUNPEC: Projetos, Compras, Licitação, Comércio Exterior, Empenho, Liquidação, Pagamento, Conciliação, Contas a Receber, Acompanhamento de Obras, Apoio a RH, Apoio a Contabilidade, Prestação de Contas, etc. Além disso, terá alguns portais, como por exemplo: Portal da Coordenação do Projeto e Portal da Gestão.



Fotos da Equipe de Desenvolvimento:

Workshop 2012: Apresentação dos Serviços de Implantações



A segunda apresentação do workshop da SIG foi da Gerente de Implantações, Adriana Oliveira. Ela mostrou um pouco da metodologia de trabalho aplicada aos vários serviços envolvidos nas implantações dos sistemas SIG (SIGAdmin, SIPAC, SIGRH, SIGAA).

Os principais serviços executados pela equipe de implantações são os seguintes:

  • Instalação e Configuração Inicial: configuração e instalações para permitir acesso remoto aos ambientes do cliente; configuração de servidores de aplicação e de banco de dados; instalação e disponibilização do SIGAdmin;
  • Apoio à implantação dos módulos: coleta de informações, preparação do ambiente de homologação, validação nível 01 do ambiente de homologação, preparação do ambiente de produção;
  • Sustentação do sistema em produção: executado quando os módulos dos sistemas entram em produção. Compreendem a manutenção corretiva, relatórios extraídos diretamente da base de dados, pequenos ajustes, atualizações das versões dos sistemas;
  • Manutenção Evolutiva/Customização: aprimoramentos nas funcionalidades existentes, criação de novos módulos e novas funcionalidades;
  • Migração de Bases de Dados: migração de dados dos sistemas legados para os sistemas SIG;
  • Apoio Negocial: apoio no mapeamento de processos e negócio;
  • Apoio Presencial: deslocamento do profissional técnico da empresa para executar atividades inloco.

Workshop 2012: SIG Software e Consultoria realiza workshop com sua equipe de colaboradores

Hoje, dia 14/12/2012, está ocorrendo o I Workshop da SIG Software e Consultoria. O objetivo é que representantes das várias equipes da SIG apresentem o seu cotidiano, de forma que todos tenham uma visão geral das linhas de atuação da empresa e dos processos de trabalho. Além disso, é um espaço onde todos podem dar sugestões de melhorias para o crescimento da SIG.



A palestra de abertura foi realizada pela diretora geral da empresa, Raphaela Galhardo. Ela apresentou a missão, os valores e as linhas de atuação da empresa. Também contou a seus colaboradores a história da SIG Software e Consultoria, qual a motivação da criação da empresa e como está sendo o seu crescimento. Enfatizou a importância das pessoas, destacando a competência e responsabilidade de todos.

Alguns pontos citados na palestra:

  1. Missão da Empresa: Prestar serviços na área de tecnologia da informação no âmbito nacional, principalmente no desenvolvimento e implantação de soluções inovadoras. Propiciar aos nossos clientes e colaboradores ferramentas eficientes que os auxiliem nos seus trabalhos diários, bem como nas tomadas de decisões, contribuindo para a melhoria da execução de processos e refletindo em melhores serviços oferecidos para a sociedade.
  2. Nossos Valores: (I) Respeito com os nossos colaboradores, sejam eles funcionários, estagiários, clientes, sociedade, governo, parceiros. (II) Profissionalismo e Qualidade, investindo e incentivando a renovação do conhecimento da nossa equipe interna de colaboradores. (III) Comprometimento, Dedicação e Responsabilidade na execução dos serviços que oferecemos.
  3. Principais Linhas de Atuação: (I) Mapeamento de Processos e de Negócio; (II) Desenvolvimento de Software e Soluções de TI; (III) Implantação de Sistemas focados na gestão de ensino e administração pública; (IV) Consultoria e Treinamentos em TI.
  4. Equipes: (I) Diretoria e Administração; (II) Requisitos, Testes e Controle de Qualidade; (III) Desenvolvimento; (IV) Implantações; (V) Suporte e Atendimento; (VI) Ambiente e Infraestrutura; (VII) Apoio Negocial.


Fotos de participantes das equipes da SIG Software e Consultoria:

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Educação Estadual inicia renovação de matrículas em Natal no SIGEduc

Começou nesta segunda-feira (10), o período de renovação de matrículas para os alunos da rede estadual de Natal. Até a próxima sexta-feira (14), os pais ou responsáveis pelos estudantes devem se dirigir às secretarias das escolas para confirmação do procedimento, uma vez que a renovação dos veteranos é feita pelas próprias secretarias, de forma automática.

“A escola já tem todos os dados dos alunos veteranos, que foram importados do Censo Escolar para o novo Sistema de Gestão da Educação – SIGEduc Mesmo assim os pais precisam ir à escola para saber se os dados estão corretos”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho.

“A implantação do SIGEduc está proporcionando uma verdadeira mudança na gestão das escolas e acabando com a cultura do papel. Agora o procedimento da matrícula ou renovação é muito mais rápido e sem filas. Tudo está informatizado. Começamos por Natal e ano que vem levaremos o SIGEduc para todas as escolas do Estado”, continuou a secretária.

Para os alunos que buscam transferência da rede municipal ou privada, e para aqueles que estão fora da escola, o período de matrículas estará aberto de 2 a 11 de janeiro. Já os estudantes do interior, onde o SIGEduc ainda não chegou, terão um calendário diferenciado. As aulas estão marcadas para ter início no dia 18 de fevereiro, após o Carnaval.

A professora Betania Ramalho aproveitou a abertura do período de renovação de matrículas para fazer um convite aos estudantes que ainda não estão na rede estadual. “Estamos trabalhando para oferecer uma escola cada vez mais atrativa, com merenda, transporte e material escolar de qualidade. Estamos convocando novos 1.162 professores, para completar o quadro das escolas, melhorando a infraestrutura, e o principal, trabalhando fortemente para avançar na área pedagógica.”

“Esta semana estaremos realizando uma jornada pedagógica em Natal, com todas as diretorias regionais de educação. Nessa jornada, iremos avaliar o ano que está terminando e planejar o trabalho pedagógico que será colocado em prática no ano que vem. Até o início das aulas, essas orientações pedagógicas chegarão a todas as escolas, para que os nossos estudantes sejam melhor preparados. Essa gestão tem um Projeto de Educação. Esse projeto é focado na escola, no processo de Ensino/Aprendizagem, no pedagógico. É por isso que eu faço esse chamamento aos pais e responsáveis, para que matriculem seus filhos na rede estadual. ”, concluiu a secretária.

Fonte: Blog SEEC-RN