quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Processo seletivo de ingresso ao instituto 2012 da UFOPA está sendo realizado pelo SIGAA

O processo seletivo de ingresso ao instituto 2012 da UFOPA está sendo realizado pelo SIGAA desde o final de outubro. Estão abertas inscrições para ingresso em todos os institutos: IBEF, ICED, ICS, ICTA, IEG.

Os discentes ingressantes em 2012 devem, obrigatoriamente, realizar a inscrição, se ainda não o fizeram, no Processo seletivo aos Institutos - Prorrogação para concorrer às vagas à Formação Interdisciplinar 2. Já os discentes ingressantes em 2011 que desejam realizar mobilidade acadêmica devem obrigatoriamente realizar inscrição, se ainda não o fizeram, neste Processo Seletivo - Prorrogação.

As inscrições devem ser feitas pelo sistema acadêmico - SIGAA ( www.sigaa.ufopa.edu.br) através da funcionalidade Portal do Discente > Seleção Interna > Inscrever-se em Instituto Temático.



As funcionalidades para publicação do processo de seleção interna e inscrição online não existem na versão do SIGAA da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Essas novas funcionalidades foram desenvolvidas e acrescidas no SIGAA sob o comando da equipe do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação) da UFOPA e estão dando agilidade ao processo.

Durante a inscrição, os discentes poderão informar a ordem de preferência por instituto. Ao final, o sistema irá emitir um comprovante de inscrição, conforme imagem abaixo:

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Matrícula curricular de graduação inicia hoje (26/11/12) na UFPI através do SIGAA

A matrícula curricular de graduação para o período letivo 2012.2 tem início nesta segunda-feira (26). Os alunos podem efetuar as matrículas tanto presencialmente, nas respectivas coordenações de curso, quanto on-line, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) - www.sigaa.ufpi.br.

As funcionalidades de matrícula online, originalmente desenvolvidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), precisaram passar por várias customizações, entre elas, mudanças de algumas regras de negócio na validação oferta de turmas e matrícula; inclusão da situação de matrículas em cursos que operam em regime de bloco, entre outras.

Após o discente ter feito o autocadastro no SIGAA, basta acessar o Portal do Discente > Ensino > Matrícula On-Line > Realizar Matrícula, conforme imagem abaixo.



Manuais do SIGAA foram disponibilizados pela equipe do NTI - UFRN através desse link.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

NTI da UFPI disponibiliza material explicativo sobre matrícula no SIGAA

O Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPI disponibiliza neste link manuais e vídeo aulas para que os alunos e coordenadores de graduação possam realizar a matrícula curricular a ser realizado no período de 26 a 30 de novembro no SIGAA. Em conjunto com as vídeo aulas, foi disponibilizado um arquivo contendo explicações sobre a nova forma de apresentar os horários das turmas disponíveis para a matrícula.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

NTI da UFPI disponibilizou módulos de frequência e financeiro do SIGRH

Desde o dia 01 de novembro que o Núcleo de Tecnologia da Informação (NIT) da UFPI disponibilizou em produção os módulos de Frequência e Financeiro do SIGRH.

Dessa forma, solicitações de horas extras e cadastro de escalas de trabalho passam a ser feitos por meio do SIGRH. Do mesmo modo, os chefes de unidade deverão no início de cada mês, respeitando o calendário divulgado mensalmente pela DRH, homologar a frequência dos servidores de sua unidade no SIGRH. Esse procedimento substitui o formulário que era enviado quinzenalmente para a DRH. Não menos importante, é a necessidade dos chefes registrarem no sistema as faltas dos servidores, sejam elas justificadas ou não.

Outro recurso disponibilizado é a solicitação de afastamentos simples pelos servidores pelo SIGRH. Os servidores poderão solicitar afastamentos como o necessário para ir a congressos nacionais por meio do próprio SIGRH. O sistema indica o tipos de afastamentos que podem ser solicitados por meio do SIGRH.

O NTI ministrou treinamento com os chefes de unidade e disponibilizou vídeo-aulas que podem ser acessada por esse link.

Em caso de dúvidas, os servidores podem recorrer a Divisão de Direitos e Deveres da DRH.

Fonte: http://sigufpi.wordpress.com/2012/11/01/nti-disponibiliza-modulos-de-frequencia-e-financeiro-do-sigrh/

Período da efetivação de matrícula dos novos estudantes com NEE nas escolas estaduais é iniciado

Entre os dias 19 e 29 de novembro está sendo realizado o período para efetivação de matrícula dos novos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) nas escolas da rede estadual.

Para os estudantes das escolas de Natal/RN, que tiveram a matrícula online para 2013, a o resultado do processamento da matrícula encontra-se disponível no Portal Público do SIGEduc (www.sigeduc.rn.gov.br).

1) No Portal Público, clique na opção de Resultado:



2) Em seguida na opção "Visualizar Resultado em Ordem Alfabética" disponível para o tipo de ocupação ESTUDANTE COM NEE.



3) Clique no município de Natal. Atualmente o único município a participar do processo de matrícula online.



4) E será exibida, em ordem alfabética, a lista de estudantes por escola em que foi contemplado com a vaga.



Os estudantes e/ou seus responsáveis devem comparecer a escola portando a seguinte documentação:
  • 3 fotos 3x4 (atuais)
  • Cópia do Registro de Nascimento ou RG
  • Cópia do Comprovante de Residência-COSERN
  • Histórico Escolar ou Declaração da Escola Anterior
  • Laudo com a comprovação da Necessidade Especial - caso ainda não possua não será impeditivo para a efetivação da matrícula.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Escolas estaduais do RN revisam dados importados do Educacenso para o SIGEduc

Desde o dia 12 de novembro, as escolas estaduais de Natal/RN estão realizando a conferência dos dados importados do Censo no SIGEduc (http://sigeduc.rn.gov.br). Estão sendo atualizadas informações de cerca de 300.000 estudantes.

Essa atividade é de extrema importância para as novas funcionalidades que estão para entrar em produção nos próximos dias, como a continuidade do calendário da matrícula para 2013, na etapa de renovação de matrículas.

Além disso, ainda em 2012 entrará em produção a ata eletrônica de resultados, onde todas as escolas do estado entrará no sistema para enviar para a Secretaria da Educação a ata final de resultados de 2012 de forma eletrônica.

O fluxo de revisão dos dados importados do Educacenso é bem simples.

1) A direção/secretaria da escola acessa o Portal da Gestão Escolar no SIGEduc e seleciona a opção para revisão dos dados do Censo.



2) Em seguida, o sistema irá listar as turmas existentes na escola que foram importadas do Censo, onde será preciso selecionar cada turma para realizar a conferência dos dados dos estudantes.



3) Por fim, para cada turma serão listados os estudantes vinculados à mesma. Nesse passo, a direção/secretaria da escola deve informar a situação (ABANDONO, CANCELADO, MATRICULADO, TRANSFERIDO) de cada um dos estudantes da turma.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

IFPR começa a utilizar novos módulos do SIPAC: Catálogo de Materiais e Almoxarifado

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), atualmente, atende mais de 40 mil estudantes nos cursos de modalidade presencial e à distância, estando presente nas seguintes cidades:

  1. Assis Chateaubriand
  2. Campo Largo
  3. Curitiba
  4. Cascavel
  5. Foz do Iguaçu
  6. Irati
  7. Ivaiporã
  8. Jacarezinho
  9. Londrina
  10. Palmas
  11. Paranaguá
  12. Paranavaí
  13. Telêmaco Borba
  14. Umuarama
Dentro do plano de expansão da educação profissionalizante proposto pelo Governo Federal, o Instituto Federal do Paraná pretende ampliar sua atuação e a estimativa, até o término da expansão, é oferecer 20 mil vagas presenciais e 50 mil na modalidade de Educação à Distância (EaD).

Encontra-se, desde maio/2012, em área de produção o módulo de Protocolo (Memorandos Eletrônicos, Processos, Documentos e Despachos Eletrônicos) do sistema SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos).

No mês de setembro de 2012, o IFPR começou a utilizar o módulo de Catálogo de Materiais do SIPAC, fazendo o trabalho para catalogar os materiais armazenados em estoque nos almoxarifados. Esse trabalho foi fundamental para o início da utilização do módulo de Almoxarifado.

Finalizado o trabalho de catalogação dos materiais, foi a vez de entrar em produção o módulo de Almoxarifado. Até o presente momento, 22 almoxarifados foram configurados para serem trabalhados no sistema.

A expectativa da entrada desse módulo em produção é a melhor possível, tanto por parte da DTIC (Diretoria de Tecnologia da Informação), como da PROAD (Pró-reitoria de Administração) e dos almoxarifes de todas as unidades, pois antes do SIPAC, todo o controle dos estoques dos almoxarifados era feito em planilhas eletrônicas. Todos esperam o sucesso da integração de todos os sistemas administrativos, coroando assim, todo o esforço que todos os servidores vem empregando até o momento.

O módulo do almoxarifado é bastante rico. Ele vai contribuir na melhoria dos fluxos dos processos administrativos e em um maior controle dos itens nos almoxarifados setoriais e do almoxarifado central. Com ele será possível realizar o acompanhamento de entradas e saídas que são registradas no sistema e dos saldos de cada material em estoque.

As requisições de materiais de consumo podem ser feitas ao almoxarifado de forma eletrônica, bem como o registro do seu atendimento.

Além disso, ele possui vários relatórios gerenciais que auxiliam às atividades dos almoxarifados, como por exemplo:
  • Inventário;
  • RMA Analítico e Sintético;
  • Oferta e Demanda de Materiais em Estoque;
  • Materiais a Vencer;
  • Materiais em Ponto de Pedido;
  • Materiais mais Solicitados;
  • Materiais sem saldo;
  • Análise de Consumo por Material;
  • Despesas das Unidades;
  • Requisições Atendidas por Unidade;
  • Outros.
Segundo Marcelo Tanaka, coordenador técnico de implantação dos sistemas no IFPR, em breve entrará também em produção o módulo de Patrimônio do SIPAC. Também está previsto para o início de 2013 a utilização do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) e do SIGED (Sistema Integrado de Gerenciamento Eletrônico de Documentos), com a digitalização de todos os processos do IFPR que está sendo realizada atualmente.

Exemplo do relatório RMA Analítico:



Exemplo do relatório Oferta e Demanda de Materiais em Estoque



Exemplo do relatório Análise de Consumo por Material